domingo, 7 de novembro de 2010

Curso das TIC

Olá cursistas!

Esse espaço é destinado a seus comentários positivos e negativos sobre o nosso curso.

23 comentários:

  1. Eu,particularmente acho, que um curso como esse tem que ser entendido pelos professores com primordial para se atualizar. Em um futuro muito próximo, quem não detiver conhecimento das novas tecnologias, sentirá dificuldades para dar uma boa aula. Agradeço essa oportunidade que me foi dada, Manoel

    ResponderExcluir
  2. Este curso foi muito interessante e proveitoso.
    Também convivemos e conhecemos diversos colegas de várias áreas e nos tornamos uma família onde ficamos sabendo dos interesses, problemas e dificuldades de cada um.
    Tudo foi importante tanto as dificuldades como as alegrias, tudo foi aprendizado.
    Colegas, professores, monitores todos tornaram uma só família e é assim que permanecerá em minha memória.
    Que todos possam continuar aprendendo mais e mais , não parem, para mim "tecnologia" é uma eterna busca.
    Felicidades para todos,

    Suely Sula

    ResponderExcluir
  3. O curso de tenologias aplicados à educação teve o seu objetivo alcançado!
    Refletimos, dialogamos, planejamos, relatamos e dividimos experiências vividas dentro e fora do curso trazendo não só bons resultados para o ambiente escolar, como também novas práticas em relação ao cotidiano de ensino-aprendizagem.
    Ensinar é prosseguir aprendendo.
    Estou muito grata e feliz pelo curso, colegas cursitas e tutores-realizadores!
    Até o próximo curso!
    Aislan

    ResponderExcluir
  4. O curso de Tecnologias na Educação veio em um momento muito especial para minha vida profissional, onde tive oportunidade de nortear pedagogicamente as minhas idéias junto com as TIC’S. Referente o curso foi muito proveitoso e prazeroso, sempre podendo contar com profissionais comprometidos ao desenvolvimento do curso e o melhor aproveitamento dos encontros presencias e as atividades a distância, um material didático bem legal, enfim o curso veio a acrescentar na minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Para mim o curso foi extremamente proveitoso. Pude através do mesmo sanar algumas dúvidas que ainda existiam em relação a utilização de alguns recursos tecnológicos e conhecer outras pessoas.
    Parabéns pela organização e dedicação do tutor e organizadores. Espero por outras oportunidades.

    ResponderExcluir
  6. Quanto a este curso somente vemos pontos positivos, pois favorece a interaçao entre os cursistas promovendo a construçao do conhecimento e auxiliando a nossa pratica pedagogica. As tarefas a distancia nos proporcionaram a reflexao e a execuçao do uso das diversas tecnologias no nosso dia a dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz – nos distanciar gradativamente do mundo real.
    TV, câmera digital, mp3, hardware, software, computador internet, Ipod, cinema, vídeo.
    Este curso veio nos dar amparo técnico pra que possamos estar inseridos nessa realidade.

    ResponderExcluir
  8. Este curso abriu novos horizontes para mim, possibilitando um novo olhar para a tecnologia, sendo assim como profissional da educação, vou contribuir para formação de alunos competentes e com um novo olhar para a tecnologia, ajudando a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem, motivando e aprendendo num processo de ensino, mediando a tecnologia com a educação.
    Cursos, capacitações são de extrema importancia para os educadores estar se qualificando, espero que este curso se propague a vários profissionais.Parabéns e obrigada, a vocês coordenadores e a você Marcelo (nosso tutor), que mesmo sendo um curso a distância você nunca esteve distante, sempre pronto a sanar qualquer dúvida.
    Não tenho nada o que dizer de pontos negativos porque conhecimento só vem a somar, nunca diminuir e com certeza esse curso só veio acrescentar em minha vida .

    ResponderExcluir
  9. Para mim este curso foi um presente de Deus para a minhas vida profissional. Eu achava impossível trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula, e hoje vejo o quanto é fácil e prazeiroso tê-la como aliada em minhas aulas. Quando eu preparei uma aula em pp eu fiz a seguinte pergunta " foi você quem fez isso?" rsrs, foi gratificante.
    Quanto ao tutor Marcelo, ele foi benção em nossas vidas, sempre calmo e prestativo, mesmo na hora de folga, assistindo ao jogo do seu time preferido, ele não se deteve em ajudar. E vocês da SRE, educadas, simpáticas e preocupadas com o grupo, oportunizando aos cursistas a refazerem as tarefas ora errada, ora não feita.
    Espero que, em 2011, este curso continue a motivar mais profissionais da educação, ensinando a entrelaçar a tecnologia com as suas práticas pedagógicas. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Este curso foi muito bom. Pude aproveitar e por em prática minhas experiências em sala de aula no curso. E também pude aproveitar minhas experiências no curso para por em prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  11. Enviado por Glaucinéa,

    O CURSO PROINFO FOI MUITO ÚTIL PARA A MINHA CARREIRA PROFISSIONAL, POIS COM ELE EU APRENDI COISAS QUE JAMAIS IMAGINARIA QUE EXISTISSEM. POR EXEMPLO, ATÉ O INÍCIO DO CURSO O MEU PENDRIVE QUE FOI DADO PELA SEDU ESTAVA INTACTO. LOGO QUE VEIO O CURSO SENTI A NECESSIDADE DE UTILIZÁ-LO, POIS AS TAREFAS QUE ERAM ARQUIVADAS NELE NÃO CORRIAM O RISCO DE SEREM DESVIADAS OU DELETADAS. PORÉM, O MAIS IMPORTANTE DE TUDO ISTO É QUE EU APRENDI A UTILIZAR DIVERSAS MÍDIAS QUE SERÃO, FUTURAMENTE, UTILIZADAS NO MEU CURRÍCULO.
    EU SÓ TENHO QUE AGRADECER ÀS PESSOAS QUE NOS AUXILIARAM E ESPERO QUE POSSA HAVER UM OUTRO DESTE PARA QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE NOS ATUALIZANDO E, DESSE MODO, ESTAR REPASSANDO PARA OS NOSSOS ALUNOS OS NOSSO CONHECIMENTO ADQUIRIDO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO,

    GLAUCINÉA

    ResponderExcluir
  12. Este curso foi muito bom para mim, pois tinha cinco anos que não estudava. A partir dele pude entender melhor a relação dos meus alunos com as novas mídias e, com isso melhorar minhas aulas, positivamente, ele me impulsionou, me deu estímulos. Negativamente, acredito que eu e meus colegas contribuímos pouco para o andamento do curso, nos dedicamos pouco, não organizamos bem nosso tempo e com isso a troca de experiências deixou um pouco a desejar.
    Um beijo a todos.

    ResponderExcluir
  13. O curso realizado pelo tutor Marcelo é muito bom, pois o mesmo esclarece,todas as duvidas durante os encontros programados em sala de aula com demais cursista, para mim é de um absoluto valor,gosto de estudar e ficar atenta as novas oportunidades de ensino para a minha carreira profissional, a troca de experiencia nos pensar e repensar sobre a atualidade em que vivemos em nosso local de trabalho. Aluna Janete Escola Adolfina zamprogno

    ResponderExcluir
  14. PARA MIM O CURSO DE TECNOLOGIA TEM AJUDADO BASTANTE NO MEU DIA-A-DIA PORQUE POSSO TIRAR DUVIDAS NAS AULAS PRESENCIAIS, BUSCANDO SEMPRE APRIMORAR MEUS HORIZONTES SOBRE ESTA ÁREA DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO. VALORIZANDO SEMPRE, CADA COMENTARIO OU DIÁLOGO FFEITO DURANTE AS AULAS. ALUNA VIRGILIA ELIZABETH ESCOLA ADOLFINA

    ResponderExcluir
  15. O curso está proporcionando uma visão diferenciada em relação a aplicabilidade de conteúdo teórico manuscrito no quadro, estou repensando no uso de computadores, com mais frequência, para mostrar o que quero ensinar. O curso, apesar de algumas dificuldades que estou tento, estou voltando a estudar, a escrever, a ler, a pensar. Estava esquecendo o quanto isso é bom. É esta sensação que tenho do curso.
    Welber GC

    ResponderExcluir
  16. Levando em consideração a questão levantada pelo blog "Se a inovação é o ato de inovar ou renovar, por que, a educação tende a cristalizar-se como lugar de atraso? " realmente a educação deve ser sempre renovada e inovada. E para que consigamos isso, podemos e devemos fazer uso dos recursos tecnológicos. Justamente por esse motivo o curso tem sido proveitoso. Tem ensinado como podemos agregar tecnologia a educação para assim, conseguirmos bons resultados.

    ResponderExcluir
  17. Este curso tem possibilitad oa nos professores uma troca de informações e metodologias diversas sobre como podemos trabalhar em nossas escolas com as tecnologias que temos em mãos. Outro ponto relevante que pode ser destacado, é o fato do curso está sendo um ótimo aprendizado para muitos educadores que tinham receio de utilizar tais ferramentas tecnologicas para trabalhar com seus alunos.

    ResponderExcluir
  18. O curso TIC esta possibilitante aos professores um conhecimento maior sobre alguns assuntos, que não foram ensinados nos cursos de graduação, um exemplo disso, foi a atividade do hipertexto, eu estudei isso na pos graduação. O curso ajuda também aos professores trocarem informações sobre as tecnologias das escolas e como estão sendo utilizadas.

    ResponderExcluir
  19. Este Curso está sendo muito proveitoso para mim, pois estou revendo minha prática pedagógica , uma vez que estou em contato com professores de várias escolas e que trocam informações e me permite refletir após cada encontro. Além desta troca de experiência também aprendi sobre hipertexto e já estou colocando em prática com meus alunos.Noto que agregar tecnologia à educação é contribuir com a evolução da educação, por isso os professores precisam sempre se capacitar para acompanhar as tecnologias futuras.
    abraços.
    Luciene Sipriano
    Escola Florentino Avidos

    ResponderExcluir
  20. Este curso é de muita importância pra mim, meu objetivo é trazer cada vez mais tecnologia para a nossa comunidade escola, sempre que possível estou auxiliando os professores na criação de Blog's, questionários on-line e até mesmo os recursos que a escola disponibiliza, afinal esta é a minha área. O problema é o tempo pra dedicação e reunião com os amigos cursistas da mesma escola.

    ResponderExcluir
  21. O educador precisa ser um aprendiz constante, esta se atualizando com a tecnologia. Pensar em elaborar projetos educativos, interagindo a educaçao e tecnologia, que é uma ferramenta que favorece a realisaçao de esperiências inovadoras.

    Maria da Penha Fernandes Martins

    ResponderExcluir
  22. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    Ao falarmos de dimensões tecnológicas acredito que o professor aprendeu a tirar água da pedra caso ele precise. Nos dias de hoje é muito difícil um professor que leciona sem tecnologia.
    Mas na falta da tecnologia ele tem o plano B, as mudanças que tem
    Que por ventura surgiu trouxe muita agilidade na execução das aulas.
    A questão de ensinar e aprender é uma questão latente, eu particularmente sempre aprendo é a maneira mais segura de ensinar, a
    Ciência, tecnologia e educação estão ligados ao conhecimento.
    A educação tende a cristalizar como um lugar de atraso por causa
    dos poucos investimentos.E que o brasileiro já desde criança aprendeu primeiro uma profissão para depois ir para escola .
    Nesse início de século o professor deve pensar trocar experiências
    o perfil de nossos alunos mudou muito o professor não soberano ele precisa reconhecer a capacidade de alguns alunos.
    Acredito que todo professor tem um estilo criativo e sempre estará
    renovando suas aulas para nos existe plano A B C ....sempre descomplicando
    e solucionando os problemas.

    ATIV.3 - BLOG
    ALUNA: Glauceni de V.Sobrinho
    VASCO COUTINHO – Modelagem do Vestuário
    PROF. Marcelo Antunes

    ResponderExcluir
  23. Utilizar o blog em sala de aula como sendo uma ferramenta para o aprendizado dos alunos é interessante, pois permite que eles possam escrever seus artigos e arquivar suas mensagens, dando comentários a respeito de determinado assunto e interagindo uns com os outros, E hoje em dia, os alunos já tem conhecimento sobre o uso de blog. Cabe aos professores entrar no universo deles.. E nós temos que acompanhar o ritmo dos alunos quanto na linguagem tecnológica usando blogs para nos auxiliar na nossa prática pedagógica para discutir, analisar e escrever sobre as tarefas.


    ATIV.3 - BLOG
    ALUNA: Nalva Faria Marques
    Dante Michelini
    PROF. Marcelo Antunes

    ResponderExcluir