domingo, 26 de setembro de 2010

O uso pedagógico de blog

Olá cursistas!

Esse espaço é destinado a seus comentários e reflexões sobre o tema:
O uso pedagógico de blog
Faça a leitura do texto Blog: (Diário de aprendizagem) na rede – guia do cursista – página 110

38 comentários:

  1. Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes. Como diz a professora Rosália Lacerda "é uma maneira diferente de divulgar projetos ou concluí-los com a vantagem de permitir a interatividade".

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante o uso do Blog como um recurso pedagógico! Através do Blog o aluno pode mostrar o que aprendeu, servindo como um instrumento de comunicação e um meio de compartilhar informações entre os participantes. E o fato de saber que sua pesquisa ou opinião se tornará pública, incentiva o aluno a realizar um trabalho mais elaborado.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que trazer o trabalho com blog para os nossos alunos é um avanço para a educação, pois precisamos trabalhar o incentivo à práticas de leitura e escrita. No blog o aluno pode postar assuntos diversificados além de interagir com os outros alunos e professores, o que é fundamental para sua formação. O importante é que seja feito de maneira democrática e com prazer. Assuntos escolhidos por eles desde a literatura, textos de opinião, pesquisas, curiosidades...o que possa ser interessante e ao mesmo tempo proporcionar aprendizado.A interação é a base desse trabalho com uma boa orientação e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  4. A experiência do uso do Blog é muito interessante, pois dá oportunidade de interação aluno com o professor dentro de um contexto pedagógico, onde o professor consegue orientar os alunos para a utilização da comunicação culta e informal, despertando o interesse para as tecnologias conforme experiências relatadas nos textos da escola de Cabo Frio (RJ)

    ResponderExcluir
  5. Pedagogicamente, o blog possibilita a abertura de um canal valioso entre professor e aluno. Ele pode ser utilizado de várias maneiras e de modo criativo, já que com os novos recursos é possível adicionar fotos, filmes e outras novidades ao blog.

    ResponderExcluir
  6. No mundo virtual,o blog surgiu,proporcionando aos internautas uma forma mais interessante de interagir com os amigos,no meio dessa interação,o blog se tornou também um recurso pedagógico,porém uma ferramenta ainda pouco explorada,mais que vem conquistando o seu espaço.O uso do blog pode enriquecer o processo de aprendizagem,seria até uma forma de despertar o interesse do aluno por determinadas disciplinas,até mesmo o de estudar.Considerando que muitos de nossos alunos dominam essa linguagem,o uso do blog pode dar uma "cara nova" as nossas aulas,aumentando a interação professor e aluno,até mesmo fora sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o uso do Blog como mais um recurso no processo de aprendizagem dos alunos é fundamental.
    Tão importante quanto utilizar os blogues como ferramenta de publicação na web é
    transformá-lo num espaço para interações e/ou conversações entre todos.
    Não se trata de se tornar apenas uma ferramenta de leitura ou escrita,
    mas sobretudo, uma ferramenta que incentive a interação entre os aprendizes.
    VANTAGENS:
    O professor é o mediador, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição
    de aprendizagens significativas;
    Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
    Possibilitam a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas.

    ResponderExcluir
  8. O blog não é mais novidade para nós nem para os nossos alunos; é um excelente espaço para publicação das nossas atividades e para interagir com os alunos, no entanto, não podemos deixar de realçar que, assim como qualquer outra atividade, esta requer tempo para ser atualizada, pois só assim o diálogo tornar-se-á efetivo.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que esta ferramenta é muito válida para os nossos aluno.,Pois com certeza despertará neles um interesse muito maior pelo assunto a ser trabalhado, podendo com certeza nos surpreender positivamente, já que usaremos um espaço que eles adoram, a internet.

    ResponderExcluir
  10. Realmente esta é uma forma dinâmica de aprendizado, pois nós professores juntamente com os alunos aprendemos a aprender vivenciando experiências diferentes e podendo compartilhar com todos.

    ResponderExcluir
  11. Ativ-2_4sebastiaovieira

    Li o texto e compreendi que a utilização do Blog como instrumento facilitador do processo ensino/aprendizagem é de suma importância, pois cativa a atenção dos alunos, permite maior socialização do saber e permite ampliação do espaço pedagógico. Os pais e outros participam, de algum modo, do processo e colaboram com o aprendiz.
    Além disso, o Blog permite desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito de assuntos, tais como: a questão ambiental, a questão política, a questão social, etc. O blog de Cabo Frio é um exemplo desta função crítica do blog, ampliando o leque de participação, uma rede que pode adquirir dimensão nacional e mundial. Num mundo globalizado, não podemos ignorar esta ferramenta.

    ResponderExcluir
  12. lourdespex

    Achei muito importante o uso desta ferramenta atual na educação que torna as aulas mais estimulantes e interessantes para os nossos alunos. O aluno pode mostrar o que aprendeu servindo para compartilhar informações entre seus colegas, isso incentiva aos alunos a realizar os trabalhos bem elaborados.

    ResponderExcluir
  13. O uso do blog como ferramenta pedagógica tem uma representação tímida entre os profissionais da educação. Talvez pelo fato de professores não disporem de tempo necessário para criar e atualizar um blog, ter poucos colaboradores e/ou responsaveis para dividir o trabalho e tarefas. Contar com um grupo de alunos a fim de distribuir incumbências é uma boa solução para o problema da falta de tempo. O fato é que o sucesso do uso e da manutenção do blog vai depender do público-colaborador, nesse caso, o aluno. Tendo em vista experiências vivenciadas com alunos da rede pública, evidencia-se a falta de interesse por parte destes em relação à conteúdos do programa básico de uma disciplina qualquer. Para os educandos, os assuntos lúdicos, musicais ou até mesmo de jogos são muito mais interessantes que problemas matemáticos ou regras gramaticais. Apenas quando algo parte da criação deles é que ocorre o real interesse. Vídeos e textos (entre outros) de produção própria são verdadeira iscas para que os pequenos sejam pescados para esse mundo virtual desinteressante tornando-se algo divertido e produtivo.

    ResponderExcluir
  14. Ativ-2-4_KarlaMattos
    Como recurso pedagógico o Blog pode ser um motivador do educando que a cada dia desperta e se envolve no mundo digital. Trabalhar com troca de opiniôes estimulando o senso crítico sobre diversos assuntos e podendo ser obervados abertamente, é estimulante e a participação é mais efetiva e prazerosa. Não sei se o professor está preparado ou com tempo disponível para este tipo de atividade, mas vencidos os desafios, certamente é uma interessante ferramenta de trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A utilização do Blog como recurso pedagógico e tecnológico é muito importante para divulgar projetos e pesquisas em qualquer disciplina, permitir mais atenção e interesse principalmente entre os adolescentes que cada dia mais se envolve com as novas tecnologias.
    O Blog trabalha com troca de opiniões, estimulando a socialização e ampliando o espaço pedagógico. Além disso, desenvolve a consciência crítica a respeito da questão ambiental, política, social entre outros.
    Com o esta ferramenta podemos interagir com outros internautas , apresentar e divulgar projetos desde que orientados e acompanhados pelo professor em sala de aula tomando o cuidado com a grafia para que não vá para a rede muitas abreviações na hora de apresentar o trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. No mundo das Tics em que estamos vivendo, o blog é mais uma ferramenta que o professor tem em mãos para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes. A comunicação via orkut e e-mai já existem, o blog veio para reforçar a rede social. Trabalhar com o blog, creio eu, despertará a atenção dos alunos, terão mais cuidado na escrita,o vocabulário será mais enriquecido, pois estarão criando e cooperando com os seus trabalhos e eles se sentirão importantes e a aprendizagem ocorrerá espontâneamente.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ativ-2.4-Mirian
    O blog é uma ferramenta muito eficaz no ensino aprendizagem, visto que é um processo dinâmico e interativo no desenvolvimento de diversas atividades a qual contribui no desenvolvimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  21. O uso do blog como ferramenta pedagógica tem uma representação tímida entre os profissionais da educação. Talvez pelo fato de professores não disporem de tempo necessário para criar e atualizar um blog, ter poucos colaboradores e/ou responsaveis para dividir o trabalho e tarefas. Contar com um grupo de alunos a fim de distribuir incumbências é uma boa solução para o problema da falta de tempo. O fato é que o sucesso do uso e da manutenção do blog vai depender do público-colaborador, nesse caso, o aluno. Tendo em vista experiências vivenciadas com alunos da rede pública, evidencia-se a falta de interesse por parte destes em relação à conteúdos do programa básico de uma disciplina qualquer. Para os educandos, os assuntos lúdicos, musicais ou até mesmo de jogos são muito mais interessantes que problemas matemáticos ou regras gramaticais. Apenas quando algo parte da criação deles é que ocorre o real interesse. Vídeos e textos (entre outros) de produção própria são verdadeira iscas para que os pequenos sejam pescados para esse mundo virtual desinteressante tornando-se algo divertido e produtivo.

    ResponderExcluir
  22. Comentário enviado por Glaucinéa Loyola

    POR SER O BLOG UMA LINGUAGEM DE FÁCIL ACESSO E BASTANTE CONHECIDA PELOS ADOLESCENTES, O TEXTO NOS REMETE À IMPORTÂNCIA DE POSTAR ATIVIDADES VIA BLOG. DIGO CONHECIDA PELOS ADOLESCENTES PORQUE OS MESMOS A UTILIZAM PARA PÚBLICAR PÁGINAS PESSOAIS COMO DIÁRIO. ATRAVÉS DO BLOG ELES ESTÃO DIVULGANDO PROJETOS PERMITINDO, ASSIM, A INTERATIVIDADE. INCLUSIVE, TEM AS MENSAGENS ENVIADAS E COMENTÁRIOS A RESPEITO DE PROJETOS QUE ESTÃO OU IRÃO ACONTECER.

    ResponderExcluir
  23. A principal característica do blog é a interatividade, a comunicação que é realizada entre o autor e os leitores. Entre os adolescentes já é muito utilizada na publicação de páginas pessoais, como diários, mas como ferramenta didática ainda é novidade. Acredito que é só uma questão de tempo, pois através da experiência desenvolvida na escola de Cabo Frio, percebemos como esse recurso tecnológico possibilita uma aprendizagem significativa e estimula a participação dos alunos.

    ResponderExcluir
  24. Apesar de nunca ter usado o blog para me comunicar ou para dar ou receber notícias, entendo como um veículo de fácil manuseio por todos e de grande alcance entre os jovens. As atividades difundidas através de um blog, pode superar qualquer expectativa de resultados. Os resultados catalogados no nosso guia, mostram sua importância.Manoel

    ResponderExcluir
  25. O blog é uma ferramenta ainda pouco utilizada por professores e alunos. Tenho experiência com blog e aulas ligadas aos conteúdos postados, e não tenho bons resultados.
    O primeiro problema que encontrei relaciona-se ao acesso limitado dos blogs pelos alunos no laboratório de informática na escola. Um outro problema é o volume de atividades que posto, - novidades, textos, dicas, curiosidades, etc. Também há dificuldades no interesse dos alunos na leitura dos textos e interação do grupo na manutenção do blog.
    Geralmente, utiliza-se, no início, com empolgação e, ao final, perde-se o interesse. Seria mais interessante se fosse um blog integrado por toda instituição e pudesse estar ligado à outras instituições de esnsino visando a troca e conecção dos dicentes e dos docentes. Também seria bem atrativo, se alguns alunos ficassem responsáveis por postagens e atualização do blog. Talvez assim, divulgar eventos e conhecer novos colegas (novas realidades, novos pensamentos...)proporcione maior interesse pela ferramenta. Assim penso eu! Aislan

    ResponderExcluir
  26. O Blog é uma das tecnologias de comunicação e informação disponibilizadas na Web. A aplicabilidade da ferramenta no meio educacional terá êxito se houver uma formação adequada dos professores para que o aluno possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimentos construídos pelos alunos. Assim, pretende-se, por meio desta "mini-oficina" promover a discussão sobre o espaço de possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando como recurso o próprio blog.

    ResponderExcluir
  27. O blog é uma ferramenta para que o aluno mostre o que aprendeu, tanto para o professor quanto para os seus colegas e também é um instrumento para a construção de uma rede de comunicação e de troca de informações entre vários usuários.

    ResponderExcluir
  28. Olá colegas, quero contribuir com uma experiência interessante. Levei meus alunos da 6ª série à pesquisar o que é um Blog e posteriormente a criar um blog, em duplas ou grupos. O resultado foi surpeendente. A troca de endereços, a preocupação com o que escrever, foi muito bom ver a felicidade deles. Apesar de ser o fechamento de um projeto de leitura, deixei o tema livre e as ideias foram ótimas! Isso veio provar que o BLOG é um recurso tecnológico eficiente e uma fonte de leitura, escrita,interatividade e pesquisa.

    ResponderExcluir
  29. Olá colegas de curso e professor Marcelo, quero em primeiro lugar agradecer a oportunidade de fazer esse curso que, "apesar das muitas atividades" rsrs foi muito inovador e tenho certeza que aprendi muito. Nada é fácil, o tempo sempre é curto, mas quando nos propomos a algo temos que mergulhar de cabeça, com vontade, com desejo de alcançar metas, nos motivando e motivando o colega. Acredito que a tecnologia é mais uma opção e através dela conseguiremos êxito em muits trabalhos que ainda estão por vir.Um detalhe, quero uma segunda etapa, com menos atividade e mais debates de experiências, ok? Um grande abraço a todos, especialmnte para o professor Marcelo: paciente, gentil, educado e bem humorado.É de professores assim que precisamos, você é um exemplo.

    ResponderExcluir
  30. O BLOG TEM COMO PRINCIPAL FUNÇÃO DENTRO DA ESCOLA COMO UM VINCULO EM
    QUE SE APROXIMA MAIS PROFESSOR E ALUNO, PODENDO O EDUCANDO TIRAR SUAS
    DUVIDAS FORA DA SALA DE AULA, ESSA FERRAMENTA DIGITAL NOS BENEFICIA A
    TODO MOMENTO COMO MAIS UM RECURSO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUE
    TODOS FAZEM PARTE DA INOVAÇÃO DO CONHECIMENTO EM GERAL. aluna Janete Escola Adolfina

    ResponderExcluir
  31. QUANDO SE IMAGINA NA QUESTÃO PEDAGOGICA DE COMO PODEMOS TRABALHAR JUNTO AOS ALUNOS UMA TECNOLOGIA EM QUE ATÉ POUCO TEMPO ERA DESCNHECIDA POR MUITOS E ATUALMENTE É UMA FERRAMENTA VALIOSA NO CAMPO PROFISSIONAL E O BLOG ESTÁ DENTRO DESTE CONCEITO SOBRE INOVAR, INTEGRAR, ESTIMULAR OS NOSSOS EDUCANDOS COM QUALIDADE.
    ALUNA VIRGILIA ELIZABETH
    ESCOLA ADOLFINA

    ResponderExcluir
  32. O professor precisa urgentemente se adequar às novas tecnologias e o seu planejamento de aula deve ser focado nos recursos multimídias, internet, e a interação dos blogs, exploração dos hipertextos, sites de relacionamentos,,,
    Mas, também temos que entender que há urgência em melhor o salário, as formações, e facilitar o professor na sua especialização, mestrado, horário de planejamento.
    Com as novas tecnologias, as aulas podem ficar mais dinâmicas, mais ricas em recursos áudio visuais, complementadas com recursos da internet, interatividade aluno X professor, professor X aluno por meio de sites de relacionamentos. Pela internet podem ser transferidas anotações, explicações, avaliações, textos para reflexão, conteúdos programáticos e debates abertos na rede.
    O professor sabe o que é ensinar e aprender, já vive essa prática. Ele precisa se concentrar mais em aproveitar a informação que vem do aluno e integrar nas suas aulas.
    Precisa readaptar o currículo, insisto, inserindo os novos recursos, mas não deixando de lado a participação efetiva do aluno. Sair da condição de não renovar e usar a tecnologia apenas como uma forma de dar a sua aula tradicional maquiada com os recursos tecnológicos.
    Marcos R. Vianna
    NTE – Vila Velha 2
    Modulo 2 – atividade 2

    ResponderExcluir
  33. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    A Internet, as redes, o celular, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano. Cada vez resolvemos mais problemas conectados, a distância. Na educação, porém, sempre colocamos dificuldades para a mudança, sempre achamos justificativas para a inércia ou vamos mudando mais os equipamentos do que os procedimentos.
    As tecnologias são só apoio, meios. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Muitos expressam seu receio de que o virtual e as atividades a distância sejam um pretexto para baixar o nível de ensino. Tudo depende de como for feito. A qualidade não acontece só por estarmos juntos num mesmo lugar, mas por estabelecermos ações que facilitem a aprendizagem. A escola continua sendo uma referência importante. Ir até ela ajuda a definir uma situação oficial de aprendiz, a conhecer outros colegas, a aprender a conviver. Mas, pela inércia diante de tantas mudanças sociais, ela está se convertendo em um lugar de confinamento, retrógrado e pouco estimulante.
    A escola precisa de uma sacudida, de um choque, de arejamento. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.
    Passando pelos corredores das salas das universidades, o que se vê é quase sempre uma pessoa falando e uma classe cheia de alunos semi-atentos (na melhor das hipóteses). É hora de partir para soluções mais adequadas para o aluno de hoje.
    São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada da Internet, dos programas que gerenciam grupos e possibilitam a publicação de materiais estão trazendo possibilidades inimagináveis vinte anos atrás. A resposta dada até agora ainda é muito tímida, deixada a critério de cada professor, sem uma política institucional mais ousada, corajosa, incentivadora de mudanças. Está mais do que na hora de evoluir, modificar nossas propostas, aprender fazendo. Os alunos gostam da comunicação online, da pesquisa instantânea, de tudo o que acontece just in time, naquele momento. As salas de aula precisam estar equipadas com acesso a Internet para mostrar rapidamente o resultado de uma pesquisa em tempo real na sala. Os alunos necessitam de mais laboratórios conectados, principalmente os mais carentes, sem esse acesso em casa. Para alunos com acesso a Internet é possível realizar uma parte do processo de aprendizagem a distância/conectados. E os alunos sem esse acesso poderiam fazer essas mesmas atividades nos laboratórios.
    Todos os que estamos envolvidos em educação precisamos conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças. Sempre haverá professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles está esperando novos caminhos, o que vale a pena fazer. Se não os experimentamos, como vamos a aprender?

    EEEFM ADOLFINA ZAMPROGNO
    MICHELLE S. DO CANTO

    ResponderExcluir
  34. Observem como a tecnologia nos permite inovar a educação,o uso do Blog no contexto pedagógico é uma novidade e está tendo adesão de muitos professores, pois aproxima o professor, os alunos e seus visitantes, que podem conhecer, debater, oferecer sugestões, trocar ideias sobre um tema, um conteúdo explicado em sala de aula, tirar dúvidas com o professor, enfim é interação pura, é troca de conhecimento e uma nova forma de aprender. Os adolescentes aceitam muito bem ,pois entramos no mundo deles para passarmos o conhecimento, a cultura, e tornar o proceso ensino aprendizagem mais divertido.
    Luciene Sipriano
    Escola Florentino Avidos

    ResponderExcluir
  35. O blog hoje faz parte do universo de nossos alunos e temos que utilizar como ferramenta pedagógica, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atrativa, mas entendo que muitos professores ainda não descobriram ou desconhecem como utilizar para tal fim.

    ResponderExcluir
  36. O blog hoje faz parte do universo de nossos alunos e temos que utilizar como ferramenta pedagógica, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atrativa, mas entendo que muitos professores ainda não descobriram ou desconhecem como utilizar para tal fim. Rosileia - EEEFM Marcilio Dias

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. O uso o blog, rede sociais está cada vez mais utilizado na nossa comunidade escolar, professores estão buscando conhecimento e tendo curiosidade em criar o seu para trabalhar em sua disciplina. Os alunos estão interagindo melhor quando partimos do conteudismo para o uso da tecnologia deixando as aulas muito mais dinâmica e atrativas.

    ResponderExcluir