quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Prezado(a) cursista

Olá! Seja bem-vindo(a)! Esse é um blog destinado à postagem referente ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h) - 2012.

Queremos convidá-lo para uma fascinante aventura: refletir sobre algumas características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão social de crianças, jovens e adultos brasileiros.



Tecnologias na Educação: Um re-pensar

- Quais as dimensões que a tecnologia precisa atingir na formação de professores? -

- Como a mudança pode ocasionar inovação na educação?

- O professor sabe o que significa ensinar e aprender? E qual a relação destas com a sua prática?

- Qual a imbricação entre ciência, tecnologia e educação? 

Se a inovação é o ato de inovar ou renovar, por que, a educação tende a cristalizar-se como lugar de atraso? 

- E o professor? Qual deve ser o seu perfil nesse início de século? Qual o seu papel neste momento?

- Educação e tecnologia é pensar em:


“... professor + computador + recursos pedagógicos + livros +quadro = professor que age, planeja, integra conhecimentos”.

“...trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo”.

Vamos fazer a seguinte atividade:

Faça um breve comentário sobre esses pontos de reflexão.
Não esqueça que este comentário faz parte da composição de nossas atividades.

Aguardo o comentário de vocês.

39 comentários:

  1. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    As propostas curriculares sofreram alterações na década de 90 permeadas pela redemocratização do Brasil surgindo então à necessidade de alterar o ensino escolar procurando respeitar diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, integrando e contextualizando os conhecimentos das áreas escolares, por meio de temas transversais e de desenvolvimento de competências e habilidades. Mais uma vez estamos diante de uma “revolução curricular”, onde se tornou imprescindível a utilização das “sereis do ensino” ou em alguns casos dos “ouriços do ensino”. A necessidade da introdução de novas metodologias de ensino é essencial para o tipo de mão de obra que se requer no suposto novo mundo do trabalho: não mais trabalhadores autômatos e repetitivos, mas ambiciosos e multifuncionais. Num mercado de trabalho já tão automatizado precisamos estimular a criatividade dos estudantes, não somente, introduzir tecnologias, mas orientar projetos interdisciplinares, usando, por exemplo, o que a internet oferece de novo e positivo: jogos de aprendizado, a descentralização da produção de conhecimento e as possibilidades de construção coletiva de projetos reais. Porém hoje além de os professores terem que lidar com os saberes tem também que se adaptarem as tecnologias. Surge então a urgente necessidade de cursos de formação nas áreas tecnológicas para que professores possam integrá-los nos processos curriculares, desta forma contribuirá de maneira significativa para o avanço na educação, que terá em suas mãos a oportunidade de formar indivíduos com capacidade de agir, planejar e executar. Acredito que nosso papel nesse momento é buscar atualização nas TICs e então transmitirmos conhecimento mas também sermos capazes de contextualização e integração de saberes. Cabe a todos também planejarmos nossas aulas baseados nesses novos conhecimentos interagindo no espaço educacional e decidindo qual o melhor momento para a utilização de equipamentos tecnológicos.
    Kamila Perin Sanguinetti

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  2. COMO EDUCADORES, DEVEMOS SEMPRE NOS APRIMORAR DIANTE DAS NOVAS
    TECNOLOGIAS. A INFORMAÇÃO E A INOVAÇÃO SE FAZEM NECESSÁRIAS
    ATUALMENTE, POIS O AMBIENTE ESCOLAR NECESSITA ESTAR ENVOLVIDO COM AS NOVAS MUDANÇAS TECNOLOGICAS COLOCANDO EM PRATICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM O PASSAR DO TEMPO O EDUCANDO E O EDUCADOR QUE NÃO ESTIVER ATUALIZADO, FICA PRA TRAZ NO MERCADO DE TRABALHO, POR ISSO A BUSCA DE PLANEJAR,INTEGRAR CONTEUDOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA COM INTERMEDIO DE OUTROS RECURSOS TECNOLOGICOS. aluna Jnete Escola Adolfina Zamprogno

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  3. Ao trabalhar como educadores que somos, com as tecnologias de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. Onde é indispensável o desenvolvimento contínuo de intercâmbios cumulativos desses educandos com dados e informações sobre o mundo e a história de sua natureza, de sua cultura, se posicionando e se expressando, de modo significativo com os elementos observados, elaborados que serão melhor avaliados. Ao se trabalhar, adequadamente, com essas novas tecnologias, Kinski constata-se que: “a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos.” (KENSKI,1996).
    A afirmação de Dowbor nos leva a vários questionamentos com relação aos rumos que a escola está tomando. Pois vivemos numa sociedade que está em constante transformação, e principalmente, vivemos uma transformação cultural, onde a informação não está mais apenas contida nos livros das bibliotecas, ela está livre no “ciberespaço”. O mesmo nos remete ao repensar da educação, propondo-nos uma “escola menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento”. só na
    Por fim, considero que, os processos de construção de conhecimento sobre a forma de aprendizagem de alunos e professores são fenômenos que necessitam ser mais estudados por ambos, mais, principalmente por nós professores que devemos estar em uma constante busca de conhecimentos, de novas tecnologias. Pois, novos alunos já estão vindo trazendo com eles uma gama de conhecimentos tecnológico bem maior à que a nossa.
    ALUNA:VIRGILIA GOMES

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  4. O professor é o elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da educação. O papel do aluno é formar as bases do conhecimento para a vida. A construção do conhecimento acontece a partir da assimilação, do aluno, do conteúdo dado pelo professor. Mas isso não se trata de uma fórmula mágica, algo estático; a educação é dinâmica e tem evoluído bastante, desde os seus primórdios com os primeiros professores, os filósofos gregos. Neste sentido, há sempre a necessidade de se adequar as novas condições, necessidades e desafios que vão surgindo ao longo do tempo. Como primeiro desafio, teríamos o de tornar a escola sempre um atrativo para o aluno tanto no sentido pedagógico como também no sentido estrutural, para atrair mais o aluno para dentro das escolas. Vivemos o momento da era da informação, da sociedade da aprendizagem. Desafio para o professor que muitas vezes tem uma vivência e formação anterior da era da informação, do que o aluno que já está começando a vida inserida nela. Antes de tudo, temos de conhecer bem o nosso aluno, o seu jeito de ser, seus gostos, seus anseios e necessidades. Depois, adequar os meios que temos para lançar as bases do conhecimento que será construindo pelo nosso aluno, daí vem outro desafio para nós professores, o de estarmos sempre abertos às novas tecnologias.

    Cursista: Ibrahim.

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    1. GOSTEI MUTO DO SEU COMENTARIO ,POIS A CADA DIA COMO PROFESSORA QUE SOU, TENHO SIDO SURPRIENDIDA,E SE NÃO ME ABRIR A NOVOS CONHECIMENTOS VOU SER DEIXADA PARA TRAZ. POR ISSO TENHO PROCURADO SEMPRE ESTA ME RECICLANDO ,PARA APRENDER E ASSIM PODER ESTA ATENDENDO A TODOS OS TIPOS DE ALUNOS ENDEPENDENTES DAS NECESSIDADES DOS MESMO.SEMPRE IREI ARRAJAR UMA FORMA DE MELHOR PODER ATENDE-LOS.PARABENS CURSISTA MARIA ELENA ADOLFINA ZAMPROGNO

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  5. O professor é o elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da educação. O papel do aluno é formar as bases do conhecimento para a vida. A construção do conhecimento acontece a partir da assimilação, do aluno, do conteúdo dado pelo professor. Mas isso não se trata de uma fórmula mágica, algo estático; a educação é dinâmica e tem evoluído bastante, desde os seus primórdios com os primeiros professores, os filósofos gregos. Neste sentido, há sempre a necessidade de se adequar as novas condições, necessidades e desafios que vão surgindo ao longo do tempo. Como primeiro desafio, teríamos o de tornar a escola sempre um atrativo para o aluno tanto no sentido pedagógico como também no sentido estrutural, para atrair mais o aluno para dentro das escolas. Vivemos o momento da era da informação, da sociedade da aprendizagem. Desafio para o professor que muitas vezes tem uma vivência e formação anterior da era da informação, do que o aluno que já está começando a vida inserida nela. Antes de tudo, temos de conhecer bem o nosso aluno, o seu jeito de ser, seus gostos, seus anseios e necessidades. Depois, adequar os meios que temos para lançar as bases do conhecimento que será construindo pelo nosso aluno, daí vem outro desafio para nós professores, o de estarmos sempre abertos às novas tecnologias.

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  6. o professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem e ajuda na formação do aluno tendo o dever de aperfeiçoar seus conhecimentos.Assim também acontece quando se trata de tecnologia na educação, em que tem o objetivo de se tornar um apoio pedagogico no planejamento do educador,facilitando no dominio dos conteudos a serem ministrados pelo mesmo.
    Para tal uso desse recurso e preciso primeiramente que o profissional tenha o interesse de quebrar os paradigmas e aceite o desafio de dominá-lo como um aliado em suas disciplinas, e adequa-lo a suas necessidades e as de sua turma.Desse modo o professor consegue tornar o ambiente escolar mais atrativo para o aluno.
    Luiza Adverse

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  7. A formação de professores deve primar pelo aperfeiçoamento das práticas docentes, tornando-as mais próximas às teorias modernas da aprendizagem e assim coerentes com a historicidade dos alunos. O discurso mais difundido pelos gestores de educação sobre a prática docente é relativo à necessidade de motivar os alunos por meio de aulas mais atrativas. O mundo hoje se encontra influenciado pelas novas tecnologias. Internet, celulares, i-pad, i-fone, entre outros tratam de tornar os espaços interpessoais mais curtos e o tempo mais veloz. Os alunos utilizam esses recursos para sua diversão, acredito que para inovar os professores devem ressignificar essas ferramentas, usando-as para renovar suas aulas e motivar os alunos. O professor dos dias de hoje não podem ignorar os avanços tecnológicos e manterem suas aulas afastadas destes recursos, Data shows, laboratórios de informática, pesquisas na internet e vídeos tornam o dia a dia da escola mais lúdico, e possibilitam a diversidade de fontes de saber.

    Mariana Pícoli

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  8. O professor é sempre responsável por tudo, então no minimo deve estar sempre muito bem atualizado, para que seu dia a dia se torne cada vez mais simples. No decorrer do processo de ensino aprendizagem o aluno sempre esta buscando por mais, o professor deve acompanhar as tendências tecnologicas e esta sempre se atualizando e aprefeiçoando suas aulas.

    Lidiane Trancho

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  9. Acho que a Educação deve repensar seus projetos e metas de forma mais objetiva. Uma pesquisa mais profunda e um acompanhamento real poderia contribuir significativamente para o aumento da escolaridade em nosso país. O ensino profissionalizante é um exemplo de como está distante a educação da realidade. O choque do aluno quando se depara com o mercado de trabalho é enorme. As empresas estão longe das escolas. Os professores tem dificuldade em ensinar, pois o pincel e o quadro branco precisam de outros recursos para ativar o interesse do aluno. A formação do professor anda a passos lentos em relação a aproximação ao aluno. Os recursos tecnológicos são limitados e escassos. Estamos vivendo um grande desafio na éra do conhecimento.

    Fernando Possenti
    Modulo 2
    Ceet Vasco Coutinho

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  10. EEEFM “ JUDITH DA SILVA GÓES COUTINHO “
    Cursista: Ana Maria Alves dos Santos

    Ativ_3bloganalves
    Tecnologias na Educação: Um re-pensar
    O uso das tecnologias na educação é uma prática que vem aumentando a cada momento.
    Em nosso cotidiano tudo gira ao redor das tecnologias, seja no nosso momento de lazer até principalmente a nossa vida profissional. E é nesta vida profissional que nós educadores necessitamos de um aperfeiçoamento para a utilização em nossas práticas educacionais.
    Este aperfeiçoamento deve atingir o que realmente é importante para os profissionais em educação, familiarizando-nos com todos os recursos tecnológicos. Deve também estar voltado para a praticidade, pois somente teorias não atingem os objetivos em nossas necessidades educacionais.
    Assim, essas mudanças nas práticas educacionais irão trazer uma nova maneira de ensinar, fazendo que este processo se torne mais atrativo. Porém, não se deve abandonar as outras práticas, porque tudo deve e necessita estar interligado pra se adquirir um melhor resultado. Não vamos abandonar velhas práticas, mas vamos integrá-las ao universo do mundo tecnológico.
    Neste sentido, o processo ensino-aprendizagem ganha novas dimensões. E tudo acaba fazendo parte deste objetivo comum, ou seja, ensinar e aprender.
    Os educadores sentem necessidade de se interar com o universo do mundo das tecnologias, para obter meios de mudanças em suas práticas educativas.
    Todo este envolvimento faz que as tecnologias, a ciência e a educação estejam inseridas no conhecimento, pois elas possuem fundamental importância na formação dos valores sociais.
    No mundo globalizado em que vivemos as práticas utilizadas no ambiente escolar, muitas vezes, não acompanham esta evolução. As tecnologias mudam muito rápido. E quando usa-se um recurso tecnológico, já existe um com dados mais avançados. Deste modo, a escola se torna um ambiente arcaico, onde os equipamentos tecnológicos são sucateados, sem funcionamento e tantas outras dificuldades.
    O profissional de educação corre atrás deste atraso. Tentando se adequar as novas realidades que o mundo apresenta. Criam-se novos estilos de trabalho pra que este atraso seja sanado, tornando o processo de aprendizagem mais atraente na busca do conhecimento.
    O conceito de inovação que se propõe hoje, está envolvido com a utilização de novas tecnologias em sala de aula, o que implicará novos projeto fundamentados em concepções de ensinar e aprender diferentes das propostas já existentes.

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  11. Tecnologias na educação: um re-pensar

    O professor atual vivem em um momento que a sua volta uma série de informações e recursos tecnológicos estão a disposição da comunidade escolar.Sabemos que o uso destes meios para enriquecer o nosso trabalho é extremamente válido.Professor e aluno podem e devem fazer uso dessas tecnologias para melhorar sua comunicação, troca de informações e aprendizados mas , devemos também pensar que o aprender permeia outros campos que não devem nunca ser esquecidos :o ler, escrever e trocar informações , os grupos de amigos e no meio escolar são importantes. Para isso o professor de hoje, deve ter uma postura muito mais de orientador do que somente detentor de conhecimento como eram passados antigamente de forma unilateral.Nosso aluno conhece uma série de informações e tecnologias que lhes são naturais pelo próprio convívio social e a nossa graduação e cursos de aperfeiçoamentos devem fornecer meios para podermos lidar com este novo aluno e com essas novas tecnologias.Precisamos ter acesso a cursos ,fóruns de discussões,grupos de estudos que nos forneça subsídios para um bom desempenho profissional.Além de um ambiente escolar com um material tecnológico que possa ser dinâmico e constantemente renovado.
    Devemos sempre lembrar que o aprender é constante e que a escola não deve ser um local de bloqueios de ideias nas sim de transformações promovidas pelos diversos meios disponíveis para professores e educandos. Neste foco toda e qualquer tecnologia e recurso quando bem usado promove o enriquecimento pessoal que em cadeia produzirão frutos sociais pela construção de indivíduos críticos.

    Ana Janete Viana Souza.
    Escola Agenor de Souza Lé

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  12. Flávia Borgo
    Escola Adolfina Zamprogno

    Vivemos em um mundo em que a tecnologia é uma das peças principais. A sua utilização na educação deve ser feita como forma de integração dos conteúdos a serem trabalhados no âmbito curricular, de maneira significativa para o avanço da educação.
    Os educadores de hoje sentem a necessidade de se interar com o universo das tecnologias, para obter meios de mudanças em suas práticas educativas, criando assim novos estilos de trabalho que tornam o processo de aprendizagem mais atraente na busca do conhecimento ao aluno.

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  13. O professor precisa urgentemente se adequar às novas tecnologias e o seu planejamento de aula deve ser focado nos recursos multimídias, internet, e a interação dos blogs, exploração dos hipertextos, sites de relacionamentos,,,
    Mas, também temos que entender que há urgência em melhor o salário, as formações, e facilitar o professor na sua especialização, mestrado, horário de planejamento.
    Com as novas tecnologias, as aulas podem ficar mais dinâmicas, mais ricas em recursos áudio visuais, complementadas com recursos da internet, interatividade aluno X professor, professor X aluno por meio de sites de relacionamentos. Pela internet podem ser transferidas anotações, explicações, avaliações, textos para reflexão, conteúdos programáticos e debates abertos na rede.
    O professor sabe o que é ensinar e aprender, já vive essa prática. Ele precisa se concentrar mais em aproveitar a informação que vem do aluno e integrar nas suas aulas.
    Precisa readaptar o currículo, insisto, inserindo os novos recursos, mas não deixando de lado a participação efetiva do aluno. Sair da condição de não renovar e usar a tecnologia apenas como uma forma de dar a sua aula tradicional maquiada com os recursos tecnológicos.
    Marcos R. Vianna
    NTE – Vila Velha 2
    Unid. 2 – atividade 3

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  14. O curso está proporcionando uma visão diferenciada em relação a aplicabilidade de conteúdo teórico manuscrito no quadro, estou repensando no uso de computadores, com mais frequência, para mostrar o que quero ensinar. O curso, apesar de algumas dificuldades que estou tento, estou voltando a estudar, a escrever, a ler, a pensar. Estava esquecendo o quanto isso é bom. É esta sensação que tenho do curso.
    Welber GC
    EEEFM "Maura Abaurre"
    NTE – Vila Velha 2
    Unid. 2 – atividade 3

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  15. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    Eu creio que a capacitação é a primeira dimensão, mas isso já é uma realidade que estamos vivendo, porém sabemos também que mesmo assim ainda existem aqueles que não sabem lidar com a tecnologia e aqueles que não querem, pois isso demanda tempo e um esforço maior do professor na elaboração das suas aulas.

    Quando o acesso as tecnologias for igualitário e eficiente em todas as escolas estaduais ai sim teremos uma mudança inovadora.

    Não posso falar por outros, mas eu sei o que significa, pois a cada dia aprendo um pouco mais e me reinvento enquanto pessoa e professora. Procuro sempre inovar de um ano para o outro, procurando usar o que ainda não usei.

    um ponto de imbricação que vejo é que o acesso da maioria a esse universo é restrito. Ainda temos escolas com diversos problemas pra que as tecnologias sejam efetivamente utilizadas e de forma igualitária por todos os integrantes.

    O próprio sistema emperra as suas inovações por causa da burocracia que sempre emperra o professor com milhares de regras e normas.

    Creio que o professor deva ser multifuncional e interdisciplinar. Saber de tudo um pouco, estar antenado e ir além da sua disciplina. Ele precisa ser também amigo, psicólogo, conselheiro. Seu papel é o de condutor seja do conhecimento ou de orientação para a vida. Inovar sempre, horizontalizar as relações, mas sem perder a sua autoridade que é diferente de autoritarismo.

    NEIDE MARIA DE FARIA
    ADOLFINA ZAMPROGNO

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  16. Devido a sociedade esta se tornando cada vez mais tecnológica deve- se inserir a conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias.
    Diante disso, a tecnologia tem que estar inserida de forma ativa na vida das pessoas, e a escola, precisa incorporar as tecnologias cabíveis a ela, para transformar o processo de ensino-aprendizagem, num momento prazeroso e gratificante para as pessoas envolvidas (aluno/professor). Um novo modelo está surgindo na educação e o papel do professor, frente às novas tecnologias, será diferente. Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia nos educandos.
    O professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o orientador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.
    Portanto, é preciso que os educadores mudem sua postura em relação ao seu método de ensino, buscando se profissionalizar através dos cursos de informática, para oferecer um ensino de qualidade com novas metodologias que encantem seus alunos e desperte o interesse dos mesmos em frequentrem as aulas, buscando alinhar o conhecimento a diversão dos alunos, propiciando assim aulas dinâmicas e proveitosas. Cabe ao professor orientar na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de novas competências, como: capacidade de inovar, criar o novo a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia, comunicação.

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  17. Sabemos que o uso das tecnologias, está bastante presente no mundo moderno e acho que a educação deve também repensar a utilização destas tecnologias a favor da melhoria da qualidade da educação.

    Acredito que o suso das diversas tecnologias existentes facilitam muito a aplicação de conteúdo de determinadas disciplinas, mas para outras os recursos ainda são escassos ou inexistente. Falo isto pois para aplicação de novos recursos a minha disciplina preciso de materiais diversificados e equipamentos que requer muito custo de manutenção, ficando meu uso de tecnologias apenas ao uso de apresentações de ppt e vídeos

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  18. “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.

    Devemos pensar em uma escola menos conteúdista e mais preparada para o novo mercado de trabalho.

    A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)No vídeo, o professor Ladislau Dowbor nos leva a repensar a escola como oganizadora e articuladora do processo de aprendizagem. A grande dificuldade na sociedade hoje, é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, pois passa a exigir uma nova maneira de aprender dos alunos e consequentemente novas maneiras de ensinar dos professores. O professor deve cada vez mais refletir sobre suas práticas, centralizar suas metologias na educação para facilitar a aprendizagem dos alunos evitando continuar com as metologias tradicionas que podem levá-los ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.

    A escola deve também repensar sua postura, se lembrar que os alunos tem seus conhecimentos adquiridos fora dos muros da escola,sabendo respeitar e orientar estes conhecimentos.

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  19. “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.

    Devemos pensar em uma escola menos conteúdista e mais preparada para o novo mercado de trabalho.

    A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)No vídeo, o professor Ladislau Dowbor nos leva a repensar a escola como oganizadora e articuladora do processo de aprendizagem. A grande dificuldade na sociedade hoje, é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, pois passa a exigir uma nova maneira de aprender dos alunos e consequentemente novas maneiras de ensinar dos professores. O professor deve cada vez mais refletir sobre suas práticas, centralizar suas metologias na educação para facilitar a aprendizagem dos alunos evitando continuar com as metologias tradicionas que podem levá-los ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.

    A escola deve também repensar sua postura, se lembrar que os alunos tem seus conhecimentos adquiridos fora dos muros da escola,sabendo respeitar e orientar estes conhecimentos. MARIA ELENA LOPES ADOLFINA ZAMPROGNO

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  20. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    A Internet, as redes, o celular, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano. Cada vez resolvemos mais problemas conectados, a distância. Na educação, porém, sempre colocamos dificuldades para a mudança, sempre achamos justificativas para a inércia ou vamos mudando mais os equipamentos do que os procedimentos.
    As tecnologias são só apoio, meios. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes. Muitos expressam seu receio de que o virtual e as atividades a distância sejam um pretexto para baixar o nível de ensino. Tudo depende de como for feito. A qualidade não acontece só por estarmos juntos num mesmo lugar, mas por estabelecermos ações que facilitem a aprendizagem. A escola continua sendo uma referência importante. Ir até ela ajuda a definir uma situação oficial de aprendiz, a conhecer outros colegas, a aprender a conviver. Mas, pela inércia diante de tantas mudanças sociais, ela está se convertendo em um lugar de confinamento, retrógrado e pouco estimulante.
    A escola precisa de uma sacudida, de um choque, de arejamento. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas.
    Passando pelos corredores das salas das universidades, o que se vê é quase sempre uma pessoa falando e uma classe cheia de alunos semi-atentos (na melhor das hipóteses). É hora de partir para soluções mais adequadas para o aluno de hoje.
    São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada da Internet, dos programas que gerenciam grupos e possibilitam a publicação de materiais estão trazendo possibilidades inimagináveis vinte anos atrás. A resposta dada até agora ainda é muito tímida, deixada a critério de cada professor, sem uma política institucional mais ousada, corajosa, incentivadora de mudanças. Está mais do que na hora de evoluir, modificar nossas propostas, aprender fazendo. Os alunos gostam da comunicação online, da pesquisa instantânea, de tudo o que acontece just in time, naquele momento. As salas de aula precisam estar equipadas com acesso a Internet para mostrar rapidamente o resultado de uma pesquisa em tempo real na sala. Os alunos necessitam de mais laboratórios conectados, principalmente os mais carentes, sem esse acesso em casa. Para alunos com acesso a Internet é possível realizar uma parte do processo de aprendizagem a distância/conectados. E os alunos sem esse acesso poderiam fazer essas mesmas atividades nos laboratórios.
    Todos os que estamos envolvidos em educação precisamos conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças. Sempre haverá professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles está esperando novos caminhos, o que vale a pena fazer. Se não os experimentamos, como vamos a aprender?

    EEEFM ADOLFINA ZAMPROGNO
    MICHELLE S. DO CANTO

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  21. Achei muito interessante este texto de José Manuel Moran e concordo com ele quando diz que os princípios fundamentais da educação é saber acolher, e motivar. Acho que o ponto chave está ai. Devermos usar as tecnologias a nosso favor de forma a MOTIVAR o interesse de nosso alunos.
    Trancrevo aqui uma parte do texto que achei interessante, e o link do artigo completo. Vale muito a pena ler
    "Muitos correm atrás de receitas milagrosas para mudar a educação. Se fossem simples, já as teríamos encontrado há muito tempo. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo. Os princípios fundamentais são sempre os mesmos: Saber acolher, motivar, mostrar valores, colocar limites, gerenciar atividades desafiadoras de aprendizagem. Só que as tecnologias móveis, que chegam às mãos de alunos e professores, trazem desafios imensos de como organizar esses processos de forma interessante, atraente e eficiente dentro e fora da sala de aula, aproveitando o melhor de
    cada ambiente, presencial e o digital.
    Algumas questões que serão cada vez mais debatidas a partir de agora são: Por que tudo tem que acontecer dentro da sala de aula, em horários e ritmos predeterminados? Como ensinar numa sala onde os alunos acessam qualquer informação ao vivo? O que fazer nos ambientes digitais e nos presenciais? Como organizar um currículo inovador com alunos que possuem redes informais de aprendizagem e de comunicação tão interessantes?"(José Manuel Moran - Tablets para todos conseguirão mudar a escola? - disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/tablet.pdf)

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  22. elizabethd783@gmail.com30 de setembro de 2012 às 19:28

    Elizabeth da Ressurreição
    Escola Padre Humberto Piacenti

    A tecnologia na Educação se tornou o ponto principal em todo processo educacional.
    Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes.
    O seu uso está cada dia mais avançado e se quisermos acompanhar esse mundo globalizado temos que interagir ao meio e buscar as diversas formas de aprendizado através das tecnologias.

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  23. As universidades deveriam ser centro de excelência para os alunos aprenderem a utilizar as novas ferramentas tecnológicas. Mas com a falta de investimentos e manutenção o que apreciamos é o sucateamento. Sem contar com as paralisações com as greves setoriais que acarreta um descrédito no ensino publico, estas universidades tornaram uma assombração para o ensino, principalmente para ensinar a usar estas ferramentas.
    Nos como educadores temos as vezes que estar usando de nossos próprios recursos para nos se especializar e os alunos já vem com conhecimento trazido de fora da escola.


    Adabio N. Bastos

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  24. O mundo contemporâneo passa por grandes transformações de forma muito rápida, é o tempo de efêmero, o velho da lugar ao novo, numa grande velocidade. O desenvolvimento tecnológico faz parte desse processo. A cada dia surge uma nova tecnologia. As novas gerações nascem nesse contexto adaptando-se assim com facilidade a essas transformações, em oposição, às gerações mais antigas que não nasceram nessa era de grandes mudanças. O professor no meio desse conflito entre o novo e o velho tem de se adaptar a essa nova era que exige dele um conhecimento dessas novas tecnologias possibilitando-o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que vão de encontro com a linguagem dos jovens e adolescentes, tornando o conhecimento escolar mais significativo para as novas gerações.
    CURSISTA: FÁBIO LEITE

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  25. A educação ao longo do anos no Brasil sofreu modificações, afim de adequar-se aos contextos históricos vividos. Atualmente, a educação enfrenta um novo desafio adequar-se as novas tecnologias, no entanto, não é algo simples, pois não basta apenas levar os recursos as unidades de ensino há uma necessidade de aprimorar os conhecimentos dos educadores para aplicar as novas tecnologias em seus conteúdos, de modernizar as escolas e manter a manutenção dessas tecnologias e aplicar as ferramentas tecnológicas de acordo com o público que se atende.
    As novas tecnologias não devem substituir outros recursos mas servir de complemento pedagógico, afim de, auxiliar no processo de ensino -aprendizagem.
    As novas tecnologias participaram como um facilitador no dialogo do saber, o velho e o novo estar no olhar das pessoas e de como elas dialogam como isso. A cada geração haverá inovações e basta adequação para direcionar- las afim do aprimoramento e do saber.
    E.E.E.F.M TERRA VERMELHA
    FERNANDA GOLTARA

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  26. As tecnologias têm provocado uma grande mudança na educação. Seja por meio da televisão, computadores, maquina digital,quadro digital, estas tecnologias tem proporcionado aulas interativas e maior conhecimento aos alunos, seja por meio de pesquisas ou produção própria,eles sabem usar estas ferramentas como aliadas ,mas para isso o professor deve estar sempre orientando e observando como os alunos estão usando-as.Com as tecnologias a sua disposição o professor ensina mas também aprende e amplia seus conhecimentos ,pois,a cada nova tecnologia que aparece procuramos conhece-la e adequa-la a prática diária em sala de aula, assim buscando aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

    Luciene Sipriano
    Escola Florentino Avidos

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  27. O conhecimento hoje é tão valioso, que para estar no mercado de trabalho e até para exercer plenamente a cidadania é preciso aprender o tempo todo. Isso ultrapassa os limites da escola e da universidade e implica o uso dos meios e recursos de comunicação. Toda e qualquer profissão exige de seus profissionais uma formação constante, até mesmo porque o mundo está em contínua evolução. Apesar dos desafios que os professores encontram, cabe ao educador uma disposição de pesquisador para utilizar estas ferramentas no seu processo de formação como também no seu desenvolvimento.Professor é o elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da educação. O papel do aluno é formar as bases do conhecimento para a vida. A construção do conhecimento acontece a partir da assimilação, do aluno, do conteúdo dado pelo professor .A formação de professores deve primar pelo aperfeiçoamento das práticas docentes, tornando-as mais próximas às teorias modernas da aprendizagem e assim coerentes com a historicidade dos alunos.
    Natália Oliveira Batista
    EEEFM TERRA VERMELHA.

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  28. Quando falamos em tecnologia dentro da escola, acredito que estamos ainda engatinhando. Alguns professores buscam inovar/renovar, ficarem interados, porém se deparam com a falta de tempo, de recursos tecnológicos e por serem semianalfabetos tecnológicos. Sempre me remete um funil quando penso na quantidade de professores que conseguem fazer o uso das tecnologias como nossos alunos necessitam. Precisamos de andadores (formação, recursos técnicos, ambientes adequados, parcerias,...) para nos erguer, mesmo sabendo dos malefícios que podem causar ( pensar apenas no certificado, recursos financeiros consideráveis, ...) Cair e levar não cabe quando o assunto é tecnologia.

    Rosileia - EEEFM "Marcílio Dias"

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  29. As tecnologias são importantes na formação de professores à medida que sejam ferramentas de apoio ao ensino-aprendizagem que, se utilizadas para contextualizar conceitos e conteúdo, proporcionem um ensinar mais dinâmico e interativo com os estudantes e, mais do que isso, seja facilitadora na compreensão e apreensão dos conteúdos por meio de interação e inovação.
    Sair do lugar comum e da zona de conforto propondo mudanças são características de inovação por parte do professor, e há grandes chances de esse processo ser positivo no que toca ao ensino-aprendizagem. Nesse sentido, ao professor deve ficar a noção de que ele não é o detentor do saber. É imperativo dizer que o ensino-aprendizagem pode ser recíproco professor-aluno, principalmente ao pensarmos em termos de tecnologia.
    Tecnologia nos tempos atuais está muito ligada com ciência e educação. Saber fazer essa associação é levar em conta que é possível por meio da tecnologia avançarmos no campo das descobertas científicas e assim, pode ser instrumento válido para o uso das informações e construção do conhecimento com as tecnologias na sala de aula. Sendo assim, seria interessante que a educação se desamarrasse das cordas de uma prática metodológica do passado e se volte para uma inovação, acompanhando a velocidade e as vantagens da tecnologia, desfrutando dessa bons resultados nas aulas.
    Sair da comodidade de conteúdos e atividades prontas, sem levar em conta contextos e avanços são fundamentais para que professores se desvinculem de práticas pretéritas. Fazendo esse exercício de avaliação das práticas é importante nesse processo de inovação. Isso é válido para todos nós professores. Ser professor no século em que estamos é ser aberto a aprender também, ser humilde para aceitar mudanças e inovações em suas práticas, o que percebemos é que poucos agem assim.

    Bruno Prates
    EEEFM Padre Humberto Piacente

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  30. A tecnologia está implantada de forma ativa na vida das pessoas, e a escola, precisa ajuntar as tecnologias cabíveis a ela, para transformar o processo de ensino-aprendizagem, num momento prazeroso e gratificante para as pessoas envolvidas (aluno/professor). Mas infelizmente, muitos professores não têm acesso constante ao mundo tecnológico da informação, na maioria das vezes não possui um computador conectado a internet em sua residência e não tem conhecimento para manusear tal instrumento, sendo que do outro lado, as crianças estão tendo acesso diferenciado as novas tecnologias, podendo se conectar com o mundo dos games a qualquer momento em suas casas, ou nas lan houses e nas escolas. Portanto, é preciso que os educadores mudem sua postura em relação ao seu método de ensino, buscando se profissionalizar através dos cursos de informática, para oferecer um ensino de qualidade com novas metodologias que encantem seus alunos e desperte o interesse dos mesmos em frequentem as aulas, buscando alinhar o conhecimento a diversão dos alunos, propiciando assim aulas dinâmicas e proveitosas. Sendo assim, o professor deve estar atento que quando são criadas novas formas de comunicação, é preciso que se adotem novos estilos de trabalho, novas estratégias de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo. EEEM Mário Gurgel

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  31. As Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e ate mesmo o quadro tradicional. Acredito que o uso de varias tecnologia facilita bastante á vida do professor na hora da aplicação de determinados conteúdos, bom, mas temos que repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. É bom lembrar que o aluno tem seus conhecimentos adquiridos alem das escolas, por isso o professor deve cada vez mais refletir sobre suas praticas na educação.
    Edna Bersot Dias
    Unid. 2 – atividade 3

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  32. As tecnologias entraram na educação como algo revolucionário, o professor assim como todo profissional precisa estar atualizado com o mercado de trabalho, ter curiosidade, nunca se acomodar, estar aberto para aprender buscar e abrir espaços.
    O professor tem o papel de mediador. Todos os professores precisam se capacitar, inovar a forma de ensinar, motivar os pais a participar da escola.
    Em todas as dimensões vincular a educação com as novas tecnologias é um pouco complicado, principalmente quando o professor ainda não conhece, mais o professor deve aprender a fazer esta ponte. O professor pode utiliza - lá em vários momentos ao longo da didática da aula, usando na para sala de aula materiais tecnológicos que facilitam a aprendizagem dos seus alunos.
    Acredito que esta relação esta diretamente ligada à função ser professor. Além de ensinar, ele deve ajudar o aluno a compreender e assimilar o que ele está explicando, dando assim o resultado da aprendizagem.
    Allan Coutinho Nielsen

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  33. O educador precisa ser um aprendiz constante, esta se atualizando com a tecnologia. Pensar em elaborar projetos educativos, interagindo a educaçao e tecnologia, que é uma ferramenta que favorece a realisaçao de esperiências inovadoras.

    Maria da Penha Fernandes Martins

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  34. Tecnologias na Educação: Um re-pensar

    Ao falarmos de dimensões tecnológicas acredito que o professor aprendeu a tirar água da pedra caso ele precise. Nos dias de hoje é muito difícil um professor que leciona sem tecnologia.
    Mas na falta da tecnologia ele tem o plano B, as mudanças que tem
    Que por ventura surgiu trouxe muita agilidade na execução das aulas.
    A questão de ensinar e aprender é uma questão latente, eu particularmente sempre aprendo é a maneira mais segura de ensinar, a
    Ciência, tecnologia e educação estão ligados ao conhecimento.
    A educação tende a cristalizar como um lugar de atraso por causa
    dos poucos investimentos.E que o brasileiro já desde criança aprendeu primeiro uma profissão para depois ir para escola .
    Nesse início de século o professor deve pensar trocar experiências
    o perfil de nossos alunos mudou muito o professor não soberano ele precisa reconhecer a capacidade de alguns alunos.
    Acredito que todo professor tem um estilo criativo e sempre estará
    renovando suas aulas para nos existe plano A B C ....sempre descomplicando
    e solucionando os problemas.

    UNID.02
    ATIV.3 - BLOG
    ALUNA: Glauceni de V.Sobrinho
    VASCO COUTINHO – Modelagem do Vestuário
    PROF. Marcelo Antunes

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  35. Ainda está longe de todos os professores ativos em sala de aula se adequar as novas tecnologias. O acesso à internet ainda é um “bicho de sete cabeças”, e ainda é muito caro. É preciso que haja mais políticas públicas voltadas a essa formação a todos os professores. É certo que um professor bem informado adeque seu planejamento utilizando as novas tecnologias, pensando em globalização, não há como fugir de tantas informações e acaba-se por ser forçado a deter algum conhecimento, mesmo porque os alunos estão a “todo vapor”, e se o professor não acompanhá-lo, suas aulas se tornarão monótonas, desmotivadas. Aprende-se na interação com o outro, mais é preciso estar aberto a esse aprendizado.
    Zélia Rocha

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  36. Levando em consideração a questão levantada pelo blog "Se a inovação é o ato de inovar ou renovar, por que, a educação tende a cristalizar-se como lugar de atraso? " realmente a educação deve ser sempre renovada e inovada. E para que consigamos isso, podemos e devemos fazer uso dos recursos tecnológicos. Justamente por esse motivo o curso tem sido proveitoso. Tem ensinado como podemos agregar tecnologia a educação para assim, conseguirmos bons resultados.

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  37. Todos os dias somos surpreendidos com alunos dentro das escolas com modernos aparelhos, seja celular, tablets e gps. Assim, fica evidente que devemos utilizar isso a nosso favor na busca pelo aprendizado.
    Devemos criar metodologias que nos levem a fazer o uso desses equipamentos a nosso favor.

    Sendo assim, planejar atividades pensando no uso correto das tecnologias é primordial. Porém, devemos tomar todo cuidado, ja que teremos o mundo em nossas mãos e inúmeras possibilidades de desvio do caminho que estamos percorrendo.

    Richard Zuqui
    NTE Vila Velha 2

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  38. Hoje em dia, as tecnologias são ferramentas que facilitam o aprendizado, uma vez que o nosso cérebro consegue assimilar melhor o conteúdo após o individuo ter visto imagens, vídeos e programas em funcionamento. Porém também não deve ser usada como única forma de ensino, pois teremos ocasiões em nossas vidas em que para a “transmissão do pensamento” não teremos todos os recursos tecnológicos conhecidos no decorrer do curso.
    As classes mais baixas da sociedade brasileira estão tendo um maior acesso a diversos tipos de tecnologias, em que há dez anos não se imaginaria. Isso faz com que nossos alunos, independente de classe social, tenham uma facilidade na obtenção e uso dos recursos tecnológico.
    Nossa missão nesse contexto é se adequar as novas tecnologias, se atentar aos novos lançamentos. Com isso podemos fazer e ter uma integração entre as tecnologias e o ensino.

    Nícolas Trancho
    NTE Vila velha 2
    EEEFM "Padre Humberto Piacente"

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